segunda-feira, 27 de junho de 2011
Projeto para agência Dentsu - Os diretores
Em meados de abril recebi um telefonema dos criativos da agência Dentsu. Os caras tinham uma baita idéia bacana para uma campanha para a Escola São Paulo. Porém, não tinham a mínima noção se o que haviam imaginado seria viável ou não.
Adorei o conceito da peça já pelo telefone, e após uma reunião realizada lá na própria Dentsu, eu já consegui visualizar que íamos realizar um trabalho dos bons juntos.
Eles queriam criar um anúncio de revista que se desdobraria em um poster, o plano era que as peças fossem enviadas para Cannes, como uma das campanhas selecionadas pela agência para representá-la nesse ano.
Curti muito criar esse trabalho por n motivos, um deles é que íamos falar de cinema nas peças, sempre bom trabalhar com um tema tão familiar, inclusive, que me deixava seguro para opinar na criação. A dupla responsável pelo conceito da peça, sempre imaginou que o lay out não deveria ter elementos gerados por computador, seria tudo feito a mão. Dos telefones as placas, dos cabos de aço as fita magnéticas dos filmes. Tudo. Desse forma o resultado seria mais orgânico, as sombras, efeitos, texturas estariam de fato no mesmo universo.
Essa exigência da dupla me deixou empolgadíssimo, porém, revelou-se mais tarde num desafio gigante. Pois os bonecos deveriam ser fixos de uma maneira estável, e que todos esses elementos orbitariam dando essa sensação de profundidade que deixou a peça tão bacana. Porém não podíamos usar nenhum objeto de fixação muito vísivel, pois fatalmente apareceria nas fotos e/ou geraria sombras estragando a limpeza do lay out. Ou tornando a vida do arte finalista um inferno (não que ela seja fácil. :))
Quem conhece um bom diretor de arte, sabe o quão atento eles são aos mínimos detalhes. Os telefones, fitas e placas, deveriam ter uma capacidade de ''edição'', ou seja poderíamos ajustar milimetricamente esses elementos durante toda a sessão de fotos, gerando um número gigante de opções. Ou seja, já se somava as exigências: 100% produzido a mão, estável, pouco (ou nada) vísivel e ainda maleável. Calma, respira e pensa, vai dar tudo certo. Um mantra entoado durante a madrugada da produção.
Os bonecos foram criados praticamente com 4 pessoas ao mesmo tempo. Todos opinavam sobre eventuais mudanças nas roupas, cabelo, expressão. Foi um processo de criação interessante, porém bastante exigente. Claro que essa criação a 4 cabeças funcionou para esse projeto, acho que tanta gente opinando para finalizar uma peça, pode mais atrapalhar do que ajudar. Mas a sintonia do grupo era palpável, o processo fluiu fácil. Realmente as mudanças só tornaram os personagens melhores.
Enfim, as fotos foram tiradas, e as peças ficaram prontas. Adorei o resultado. Não ganhamos nada em Cannes, mas o trabalho ficou muito bom, e no fim da contas ficou como eles imaginaram no primeiro esboço, que eu inclusive guardei. E é isso que vale. O único problema foi segurar esse post há 3 meses.
Que venham mais projetos como esse.
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