segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Resumo do Workshop no Pixel Show



Quando a Zupi me propos dar um Workshop de 4 horas no Pixel Show, eu confesso que apesar de minha satisfação inicial, fiquei um pouco inseguro devido ao curto período que eu teria disponível para ensinar a galera a fazer alguma coisa.

Pensei durante um bom tempo, até chegar num formato que fosse objetivo, simples para ensinar (e consequentemente aprender) e livre. Livre no sentido de não engessar os paricipantes na hora de criar. A maioria dos inscritos era ilustrador, designer, diretor de arte ou no mínimo um grande interessado em arte. Não posso colocá-los numa forma e pedir que todos sigam religiosamente cada passo que eu desse.



Deixei bem claro sobre isso já nos primeiros minutos e o resultado foi a total diversidade de personagens. Teve Mr. Magoo, David Bowie, palhaços, Gengis Khan, entre muitos outros.

Não tinha a pretensão de ensiná-los anatomia, musculatura, proporção. Quem quiser aprender de fato sobre tudo isso, eu recomendo ir a Melies ou a Inovattion e fazer um curso de alguns meses para começar a entender alguma coisa sobre essas técnicas. Coloquei na cabeça que o workshop era para quem tenha interesse em Toy art, consiga fazer sua criação, humilde ou mais pretensiosa em casa. Mas que brinque com alguma propriedade e conhecimento.

Passei os materias que eu tenho, as diferentes massas que eu uso e alguns livros de referência. Com esse conteúdo, já dá para treinar em casa, e dar vida a esses personagens.

Após pouco menos de 3 horas de workshop, quem nunca havia modelado na vida já tinha um esqueleto bem resolvido, um boneco que parava em pé e personagens bem encaminhados como esse aqui abaixo.



Acredito que os participantes tenham curtido essas horas que passamos juntos, e tenham aprendido alguma coisa. Que venham os próximos.

Ps: quem quiser ver todas as fotos acesse: http://migre.me/1Cgga

4 comentários:

  1. Oi Caio,

    Participei do workshop e a parte da construção do esqueleto foi a que mais gostei. Nunca modelei nada, mas acredito que foi de grande ajuda, o único porém foi o tempo escasso. Só tenho uma pergunta, poderia passar o endereço da loja que estava nas astecas?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vargas, que bom que voce tenha curtido e aprendido alguma coisa.

    As ferramentas podem ser encontradas na Dim Clay que atende nesse site: http://www.dimclay.com/loja/

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Tem alguma previsão para um novo workshop?

    Abs.,
    Pablo Cantero

    ResponderExcluir
  4. Olá Caio, prazer novamente.

    Eu estava trabalhando em seu workshop pela Zupi, eu era o Staff responsável, e queria parabeniza-lo, hj passarão-se alguns meses mais ainda me lembro das técnicas.
    Tenho uma dúvida quanto as massas, no dia acabei não tomando nota e me recordo apenas da Cerâmica Fria "Das" se puder depois me dar um toque :D, tou te add no Facebook.

    Att,

    Brendo Garcia

    ResponderExcluir