quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um belo briefing - Cliff Burton






Trabalhei um tempo em agência de Publicidade. Foi pouco tempo, o suficiente para ficar a par do secular confronto entre a Criação (apelidados de ''criativos'') e o pessoal do atendimento. Essa briga diária está presente em toda agência, e inevitavelmente é responsável por algumas discussões bem sérias e inúmeras piadas (principalmente internas).

O problema sempre é a troca de informações. O atendimento ao passar as informações aos ''criativos'' as vezes não a passam da maneira correta. Pode faltar certo detalhe importante, ou trazer algum outro trocado, pode ter achado que sacou o que o cliente queria, quando na verdade, sua sensibilidade o trapaceou, passando aos criativos uma visão totalmente distorcida do que o cliente realmente imagina para a campanha.

Mesmo quem está de fora consegue imaginar o tamanho do problema quando a tríade Cliente - Atendimento - Criação não se entendem como deveriam.

Enfim, essa divagação toda veio em mente, pois esse último projeto que peguei, me lembrou os tempos de agência. Justamente por ter recebido um briefing tão completo do que deveria ser feito, a peça saiu como o cliente queria. Ou nas palavras da mesma ''melhor do eu imaginava''.

Eu não conhecia o Cliff Burton e sua trágica história, e tão pouco seu modo de se vestir, postura, acessórios, e tudo mais. Tudo isso foi me passado detalhadamente pela Atendimento/cliente (ela ia presentear o namorado, e ele não sabia) e toda essa atenção que ela deu ao projeto e as informações foi o que deixou a peça com tanta vida.

2 comentários:

  1. Ficou demais! Super expressivo e cheio de detalhes. Perfeito! Um presente surpreendente na certa. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou lindo, realmente bem mais do que minha expectativa esperava. Não tenho dúvidas quanto o namorado gostou... Mas tivemos problemas no envio, ele chegou quebradinho... aí tive que devolver pro Caio, coisa e tal... Fiquei bem chateada e um pouco insatisfeita com esses problemas, mas compreendo que quando o trabalho é terceirizado (Sedex), foge do nosso controle.
    Mas em quesito de arte... sem dúvidas que realmente me apaixonei pelos trabalhos do Caio, e o namorado amou também o presente! :D Demais demais... não esperava nunca receber um Cliff, que é o idolo dele. Enfim... muito bom mesmo.
    E Caio, me deves um Cabeçudo ainda! Ahauaheuaheahuehae :DD
    Abraços, e realmente recomendo os trabalhos aqui do estúdio.

    ResponderExcluir