segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mochi e a mitologia do Superman







Essa escultura, faz parte do projeto Consórcio de bonecos. É uma peça que nào é auto explicativa. Diferente das outras, que basta olhar e pensar um pouco para entender a proposta, essa é cercada de um conceito que merece ser legendado.

Conheci o Mochi na oitava série, quando ainda era conhecido pelo seu sobrenome: Caselta. Um personagem e tanto. Cabelo armado chanel, camisetas gastas de bandas, profusào de acnes na cara, um jeitão reservado, mas com um peculiar e tímido timing cômico que arrancava risadas de quem estava ao lado. Viramos grandes amigos em pouco tempo.

Nessa época, Caselta usava uma limitada variedade de camisetas, e uma em especial virou um clássico, que somado a uma calça de moletom azul que já andava sozinha, era praticamente seu uniforme. Estou falando é claro, de sua surrada camiseta do Kiss.

Os anos se passaram, e o cabelo cumprido ganhou um corte mais conservador, as acnes foram embora, a mega timidez foi apaziguada com aulas de dança de salão, agora Caselta atende por Mochi*, usa óculos, terno e é um sério advogado.

Porém isso é o que os incautos pensam. Na verdade, assim como David Carradine explicou nos minutos finais de Kill Bill 2, Mochi tem um pouco da mitologia do Superman. Como resume Bill, o Superman acorda sendo o Homem de aço, e coloca um disfarce para se adequar. Os óculos, terno, pasta e profissào é uma forma que o herói usa para se misturar a população de Metropolis. Diferente do Batman, que é em sua essencia o Bruce Wayne, que durante a noite veste uma fantasia de morcego, e só aí vira o temível Cavaleiro das Trevas.


Claro que Mochi não é nenhum herói (por mais que ele queira desesperadamente acreditar que seja), mas pera lá! Também nào é um advogado sério, chato e sisudo que a profissão costuma passar. Quando conversamos, ainda o vejo como o jovem roqueiro cabeludo de 15 anos atrás, com camisetas gastas e piadas afiadas, que me fazia rir em elevadores, sala de aula ou qualquer local que não podia rir de jeito nenhum.

*Esse apelido foi dado na faculdade, quando Caselta ia para tudo que é lugar com uma mochilinha nas costas. Nasceu Mochila, que virou Mochi, e agora é apenas Mox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário