domingo, 7 de fevereiro de 2010

Hendrix, Zap Comix e HQs underground





Nesse final de ano recebi uma encomenda dos sonhos: Jimi Hendrix. Faça como achar melhor. ''ótima escolha, senhor. Volte sempre.'' Modelei o guitarrista fazendo o que eu achava melhor, e para produzir o fundo da peça queria fazer algo diferente. Nada que remetesse diretamente ao Jimi. Eu queria que a arte de fundo trouxesse a atmosfera de sua música. Para isso, tive que pesquisar na Zap Comix que tenho aqui em casa.

Essa revista nasceu pelas mãos de Robert Crumb, (artista tão importante nessa época que eu não conseguiria resúmi-lo em um parágrafo) ele conseguiu reunir as mentes de artistas (normalmente marginais) que pensavam de maneira parecida, porém se manifestavam com traços bem diferentes num só periódico.

Como resumi Bill Griffith ''Crumb falou com todo mundo, e teve culhões para fazer esses gibis. Reiventou o gibi. Tomou isso como outros de sua geração tomaram a música. É uma das poucas pessoas que literalmente se tornaram o ponto de partida para todo um movimento. Crumb teve a grande visão. A visão ardente''.

Foi revendo essa coletâneas de obras que eu me deparei na página 93 com uma ilustração de Robert Williams. Muito bonita, bastante expressiva, preto e branco (algo bem diferente que as imagens coloridas que remetem diretamente ao Jimi), perfeita para a proposta da peça. Era exatamente o que eu procurava.

Para quem curte o Hendrix, os anos 60, movimento underground ou quadrinhos, a Zap Comix é leitura obrigatória. Leitura não, tenha um exemplar em casa que vale a pena.

Um comentário:

  1. E eu que fui o felizardo em ganhar esse Hendrix. Caio, ficou show de bola, nunca vi ninguém fazer bonecos tão bacanas quanto você. Valeu! Grande abraço do Rafa.

    ResponderExcluir